MOSTRA ESCOLA LIVRE DE TEATRO 2016

mostra2016

A programação da MOSTRA ESCOLA LIVRE DE TEATRO | 2016 é composta por trabalhos que não se pretendem a partir da lógica de resultados, mas que deslocam e expandem pesquisas, processos e experimentações artísticas de múltiplas linguagens. Serão apresentados exercícios cênicos, experimentos, ciclos de leituras de novas dramaturgias, aberturas de processos e a temporada de “PLATÔNICO”, espetáculo de conclusão de curso da Turma 17 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes.

Neste ano, a MOSTRA reunirá trabalhos dialógicos e de múltiplas traduções, criados a partir das mais diversas inquietações, referências e manifestações artísticas, sociais e políticas, apresentando trabalhos autorais e novas criações dramatúrgicas, além de inspirações em importantes autores como Mário de Andrade, Anton Tchekhov, Jean Racine, John Gay, Bernard-Marie Koltès, Bertolt Brecht e Gabriel García Márquez.

As atividades acontecerão na sede da escola, prédio anexo ao Teatro Conchita de Moraes, e toda a programação será oferecida ao público com entrada gratuita. A Mostra de Processos é uma forma de levar ao público e à comunidade artística da cidade de Santo André, os processos de pesquisas e criações em andamento na escola. 

Além de fazer parte do processo de formação dos aprendizes, a relação com o público, com outros artistas e com agentes culturais, torna-se experiência de interlocução fundamental na trajetória dos artistas que fomentam a vida cultural da cidade de Santo André.

A ELT atende atualmente cerca de 250 aprendizes, divididos em 11 núcleos de pesquisa.

Acompanhe a programação:

24 NOVEMBRO | QUINTA-FEIRA

17H | MOSTRA NÚCLEO DE DRAMATURGIA – INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA.

INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA é a mostra de processo do Núcleo de Dramaturgia da ELT, onde serão lidos oito textos teatrais que são apenas um recorte dos vinte textos produzidos pelos aprendizes. Os temas e formatos são diversos, indo ao encontro de um núcleo que pesquisa e se pesquisa a partir de uma ágora constante de reinvenção.

Leituras:

Tsunami, de Letícia Conde.

Requentado Serve, de Wesley Cruz.

 

18H30 | MOSTRA NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO

Abertura de exercício praticado no processo do Núcleo de Interpretação em que foram reunidos três fragmentos de textos estudados no segundo semestre, cada um destes textos corresponde a um período histórico abordado: Classicismo (FEDRA), Pré-Romantismo (A ÓPERA DO MENDIGO) e Romantismo (CELINA, OU A FILHA DO MISTÉRIO). Orientação | Alexandre Tenório.

19H30 | MOSTRA NÚCLEO DE CIRCO – MAMALIGA

Tendo como disparador poético o livro “Por que a criança cozinha na polenta” de Aglaja Veteranyi, o Núcleo de Circo da ELT apresenta este exercício a partir da pesquisa da relação entre texto e corpo acrobático em busca de uma síntese poética. Uma menina fora de seu país conta a história de sua família de gente de circo. Com seu olhar puro e terrível, revela situações de dentro e fora do picadeiro. Orientação | Osvaldo Hortencio.

21H | MOSTRA PROCESSO CIRCO – TURMA 20 – TALVEZ ENSAIO

Um ensaio ou um teste ou um casting. Atrizes e atores se preparam neste lugar onde nada acontece e todos querem que algo aconteça. Este exercício cênico funde elementos das práticas circenses e do teatro para dar corpo a uma narrativa baseada na relação entre tempo/espaço. Orientação | Osvaldo Hortencio.

______________________

25 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA

17H | MOSTRA NÚCLEO DE DRAMATURGIA – INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA.

INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA é a mostra de processo do Núcleo de Dramaturgia da ELT, onde serão lidos oito textos teatrais que são apenas um recorte dos vinte textos produzidos pelos aprendizes. Os temas e formatos são diversos, indo ao encontro de um núcleo que pesquisa e se pesquisa a partir de uma ágora constante de reinvenção.

Leituras:

História perdida, de Ana Aparecida.

Vidro Quebrado, de André Munhoz.

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

 

19H30 | MOSTRA NÚCLEO DE DIREÇÃO

ESPELHO | de Machado de Assis | com André Zurawski, Marcelo Moraes e Thomas Huszar | Orientação Luiz Fernando Marques

SOMBRIO GÊMEAS | de Alessandro Toller | com Fernanda Stein e Roberta Stein | Orientação Luiz Fernando Marques.

 

______________________

 

 

26 NOVEMBRO | SÁBADO

19H30 | NA ELT |

ABERTURA PROCESSO DE MONTAGEM – TURMA 18 – IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE!

A partir de uma releitura do filme Terra em Transe, além do contato com materiais de Hélio Oiticica, procuramos olhar para os acontecimentos políticos que perpassaram esse ano de trabalho, 2016, certamente um ano que ficará marcado para a história, como aquele, de 1964, que Glauber Rocha elaborou em filme. Um processo recortado por manifestações, e por todas as fases de um golpe de estado, que atravessa as nossas vidas, o nosso cotidiano, e a nossa cena, sem deixar que nada se apresente como conclusão; que nada seja estável e seguro. Orientação | Cris Rocha, Alexandre Dal Farra, Gisele Calazans e Rodrigo Mercadante.

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

______________________

 

27 NOVEMBRO | DOMINGO

19H | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

 

19H30 | NA ELT |

ABERTURA PROCESSO DE MONTAGEM – TURMA 18 – IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE!

A partir de uma releitura do filme Terra em Transe, além do contato com materiais de Hélio Oiticica, procuramos olhar para os acontecimentos políticos que perpassaram esse ano de trabalho, 2016, certamente um ano que ficará marcado para a história, como aquele, de 1964, que Glauber Rocha elaborou em filme. Um processo recortado por manifestações, e por todas as fases de um golpe de estado, que atravessa as nossas vidas, o nosso cotidiano, e a nossa cena, sem deixar que nada se apresente como conclusão; que nada seja estável e seguro. Orientação | Cris Rocha, Alexandre Dal Farra, Gisele Calazans e Rodrigo Mercadante.

 

______________________

 

28 NOVEMBRO | SEGUNDA-FEIRA

17H | MOSTRA NÚCLEO DE DRAMATURGIA – INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA.

INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA é a mostra de processo do Núcleo de Dramaturgia da ELT, onde serão lidos oito textos teatrais que são apenas um recorte dos vinte textos produzidos pelos aprendizes. Os temas e formatos são diversos, indo ao encontro de um núcleo que pesquisa e se pesquisa a partir de uma ágora constante de reinvenção.

Leituras:

Buraquinhos ou o vento é inimigo do picumã, de Jhonny Salaberg.

Shite e Waki, de Eduardo Aleixo.

18H30 | MOSTRA NÚCLEO DE MÁSCARAS

Este ano o Núcleo de Máscaras criou e investigou máscaras inteiras, ou seja, máscaras que cobrem o rosto todo. Depois de modelar em argila e papel machê, começamos a exercitar e entender quem são essas personagens. A partir do estudo dos relevos de cada máscara fomos descobrindo suas formas, seus corpos e entendendo seu caráter. Então começamos um jogo divertido de colocá-las em situação, surgiram pequenos encontros e desencontros que revelaram através das relações como essas máscaras reagem. Descobrimos então, um pouco mais sobre cada uma delas. Vamos mostrar para ao público cenas que surgiram em sala de aula. São cenas divertidas, poéticas, tristes e até violentas. Todas silenciosas. O que confere a esse exercício uma característica lírica e sutil. Orientação | Cuca Bolaffi.

20H | MOSTRA PROCESSO – INTERPRETAÇÃO -TURMA 20

A Formação 20 apresentará um exercício baseado no trabalho de investigação da ação vocal. A obra estudada “A Noite Um Pouco Antes da Floresta”, do dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès, apresenta como tema um estrangeiro que anda pela noite, sem rumo, totalmente molhado pela chuva, tentando estabelecer contato humano diante de condições precárias de sobrevivência na cidade. Orientação | Cris Lozano | Preparação Vocal | Rodrigo Mercadante.

______________________

29 NOVEMBRO | TERÇA-FEIRA

17H | MOSTRA NÚCLEO DE IMPROVISO CÊNICO – PESSOAL E INTRANSFERÍVEL

Trabalho em que os intérpretes buscam em si a inspiração para desenvolver uma história. O tema é próximo, pertence ao intérprete, mas circunstâncias, personagens e ações são fictícias. Assim, as histórias podem ser criadas a partir de uma variedade de sentimentos que são colocados em  cena. Ao recriar tais estímulos que geraram determinado sentimento, facilitamos o distanciamento crítico necessário na atuação. O intérprete-criador precisa saber como guiar suas partituras físicas e vocais dentro do jogo cênico e precisa estar em contato com as sensações em questão, sem ser absorvido por elas. É um equilíbrio dinâmico entre depoimento pessoal e ficção. Ficção Pessoal. Orientação | Diogo Granato.

 

18H30 | MOSTRA NÚCLEO DE SONORIDADES – ENSAIO MACUNAÍMA

Partindo do processo de pesquisa do núcleo de sonoridades de 2015, de seu material dramatúrgico e sonoro, em 2016 investigamos abordagens lúdicas, visuais, jogos, paisagens sonoras, bem como composições musicais. Como fluxo criativo, o livro nos instiga ao empregar no estilo essa fala simples e tão sonorizada, como música; em sua estrutura um tipo de realismo que lida com maravilhoso e com o mágico. Orientação | Lucia Gayotto.

21H | MOSTRA PROCESSO – EXPRESSÃO MUSICAL – TURMA 20

Orientação | Rodrigo Mercadante

 

______________________

 

 

30 NOVEMBRO | QUARTA-FEIRA

14H30 | MOSTRA NÚCLEO TEATRO E RACIALIDADE

O Núcleo Teatro e Racialidade se propôs a pensar conexões práticas e teóricas acerca de questões, sobretudo de raça, que pudessem ser traduzidas em forma cênica e poética. Por meio do trabalho com exaustão física e provocações poéticas criamos três cenas que buscam materializar a pesquisa desenvolvida. Orientação | Jé Oliveira. Contribuições Musicais | Fernando Alabê e Melvin Santhana.

16H30 | MOSTRA NÚCLEO INTRODUÇÃO AO TEATRO DO OPRIMIDO

Apresentação de três cenas de teatro fórum para discutir questões escolhidas pelos aprendizes: Racismo, discriminação por LGBT e machismo. Trata-se da apresentação aberta de cenas da principal técnica de Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, que convidam a discutir e agir em cena desde a perspectiva do oprimido. A proposta pretende ser um ensaio para o ato da vida. Orientação | Laura Brauer.

19H | MOSTRA NIT – NÚCLEO DE INICIAÇÃO TEATRAL – FAZ UM SÉCULO QUE NINGUÉM VEM

Exercício inspirado no livro “Cem Anos de Solidão” do escritor colombiano Gabriel García Márques. O livro conta a trajetória de uma família que vive em uma aldeia na América Latina. Foram criadas cenas e sonoridades a partir de trechos do livro, tendo como foco explorar o trabalho do ator no coro e a palavra narrada. Orientação | Alice Nogueira e Natália Nery.

21H30 | APRESENTAÇÃO – APRENDIZES DA ESCOLA LIVRE DE DANÇA

O que eu quero ainda não tem nome – GPDC (Grupo de Pesquisa em Dança Contemporânea) – Direção | Carlos Martins.

Lábaro Ostentado, com a Formação 5 – Direção | Caio Paduam e Paula Petreca

______________________

01 DEZEMBRO | QUINTA-FEIRA

17H | MOSTRA NÚCLEO DE DRAMATURGIA – INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA.

INFINITAS POSSIBILIDADES DO SER ATÉ A(Á)GORA é a mostra de processo do Núcleo de Dramaturgia da ELT, onde serão lidos oito textos teatrais que são apenas um recorte dos vinte textos produzidos pelos aprendizes. Os temas e formatos são diversos, indo ao encontro de um núcleo que pesquisa e se pesquisa a partir de uma ágora constante de reinvenção.

Leituras:

Primavera, um verbo, de Lucas Moura.

Tocaia, de Lucas Dantas.

19H30 | MOSTRA DE PROCESSO – TURMA 19 – UMA SENTENÇA

Estudo e experimento cênico sobre o texto ’12 Homens e Uma Sentença’ de Reginald Rose. Orientação | Cuca Bolaffi, Lucia Gayotto e Patricia Gifford. Coordenação do projeto | Patricia Gifford. Adaptação do texto | Patricia Gifford e Formação 19.

______________________

02 DEZEMBRO | SEXTA-FEIRA

*18h30 | na ELT | Início Processo Seletivo 2016/17 – Apenas para pessoas inscritas.

 

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

______________________

03 DEZEMBRO | SÁBADO

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

______________________

04 DEZEMBRO | DOMINGO

19H30 | NA ELT |

ABERTURA PROCESSO DE MONTAGEM – TURMA 18 – IMPASSE ou ISSO NÃO É UMA PEÇA, É UM GOLPE!

A partir de uma releitura do filme Terra em Transe, além do contato com materiais de Hélio Oiticica, procuramos olhar para os acontecimentos políticos que perpassaram esse ano de trabalho, 2016, certamente um ano que ficará marcado para a história, como aquele, de 1964, que Glauber Rocha elaborou em filme. Um processo recortado por manifestações, e por todas as fases de um golpe de estado, que atravessa as nossas vidas, o nosso cotidiano, e a nossa cena, sem deixar que nada se apresente como conclusão; que nada seja estável e seguro. Orientação | Cris Rocha, Alexandre Dal Farra, Gisele Calazans e Rodrigo Mercadante.

 

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

______________________

*Não haverá programação de segunda a quinta-feira.

 

______________________

 

09 DEZEMBRO | SEXTA-FEIRA

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

______________________

10 DEZEMBRO | SÁBADO

19H30 | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

______________________

11 DEZEMBRO | DOMINGO

19H | NA CHÁCARA PIGNATARI | ESPETÁCULO PLATÔNICO – TURMA 17

A encenação carrega o título de PLATÔNICO, adjetivo estendido por nós a todos os personagens ilhados na casa da jovem viúva Anna Petrovna, reunidos num banquete, ansiosos para se encontrarem num início de verão. PLATÔNICO nos pareceu análogo ao tema e ao projeto artístico que estamos realizando. Ele é imenso, maior que as nossas conscientes possibilidades de realizá-lo. Ele talvez seja como a ambição juvenil de Tchekhov, um ensaio do que ainda poderá vir a ser. Orientação | Antonio Salvador e Jean Pierre Kaletrianos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s