Programação das Oficinas

COMO SE INSCREVER NAS OFICINAS?

As inscrições deverão ser encaminhadas para oficina.felt@gmail.com , contendo no título do e-mail o nome da oficina e no corpo do e-mail uma carta de interesse e experiencias artísticas de até 15 linhas. O interessado pode se inscrever em mais de uma oficina, respeitando a data limite para inscrição de cada uma e ficando atento para a divulgação dos selecionados através do site: http://www.portallivredeteatro.com

2/7 – Sábado

14h

Oficina O ator e a escrita de Si

Grupo: Estopô Balaio

Proposta da Oficina:“O ator e a escrita de si” é uma oficina que busca a expressividade como um ato de escrita pessoal. A cena como um dispositivo que o artista utiliza para reelaborar esteticamente as suas narrativas pessoais. A oficina utiliza de breves relatos de vida no momento de escolha por fazer teatro e através de  exercícios e jogos improvisacionais

adentra nas camadas de vida dos participantes na construção de estruturas dramáticas pautada na ideia de biodrama.

Vagas: 20

Duração: 2 horas

Inscrições até 30/06 e resultado no dia 1/07

3/7 – Domingo

10h

Oficina Os elementos da cultura popular no trabalho do ator na rua

Grupo: Damião e Cia. de Teatro

Proposta de Oficina: A partir de elementos da cultura popular no trabalho do ator na rua, esta oficina pretende iniciar e desenvolver um trabalho que desperte no ator estados de presença e jogo similares aos vivenciados pelos elementos da Folia de Reis e no Cavalo Marinho.

Vagas: 20

Duração: 3 horas

Público: Atores e estudantes de teatro, dança, interessados em geral, a partir de 14 anos

Inscrições até 30/06 e resultado no dia 1/07

14h

Oficina Teatro performance e intervenção

Grupo: nucleozonaautônoma

Proposta da Oficina: Esta oficina tem a intenção de proporcionar vivências poéticas relacionadas à ação cênica, conciliando elementos da performance, teatro, cinema, música e política trabalhados no espetáculo TROTSKY – Peça Para Televisores e Não Televisores. Coordenação Talita Talissa e Marcio Castro.

Vagas: 30

Duração: 3 horas

Públicos: Estudantes de teatro e interessados em geral a partir de 16 anos

Inscrições até 30/06 e resultado no dia 01/07

04/07- Segunda

14h

Oficina Preparando um corpo social

Grupo: Coletivo Quizumba

Porposta da Oficina: A proposta da oficina é compartilhar a instrumentalização do corpo do ator através dos princípios de duas linhas de pesquisa utilizadas nos treinamentos do Coletivo

Quizumba para a construção do espetáculo Oju Orum: a Capoeira Angola e a Instalação Corporal.

Vagas: 20

Duração: 3 horas

Público: Estudantes de Teatro e dança e interessados em geral acima de 16 anos

Inscrições até 01/07 e resultado no dia 02/07

06/07 – Quarta

13h

Oficina Do objeto a cena

Grupo: Grupo Acalanto de Teatro

Proposta da Oficina: Depois da escolha de objetos essenciais para cada cena, (como se trata de um encontro de 3 horas trabalharemos com cadeiras e casacos) se desenvolve um

treinamento onde serão explorados “verbos ativos” em relação ao uso do objeto. E na sequência a construção de partituras físicas que servirão como base para a criação de uma cena individual e outra coletiva.

Vagas: 20

Duração: 3 horas

Público: Estudantes de teatro, dança e circo, acima de 14 anos

Inscrições até 03/07 e resultado no dia 04/07

07/07 – Quinta

14h

Oficina Fiar de Canto e de História

Grupo: Ponto de Fiandeiras

Proposta de Oficina: A oficina “Fiar de Canto e de Histórias” pressupõe a visita à memória dos participantes. Esse processo será motivado pelas atividades que envolverão a musicalização, a expressão por meio de vivências interativas, a improvisação de narrativas que proporão o compartilhamento de histórias, saberes, entre outros. O essencial é o encontro, a convivência. Observar a memória individual e coletiva, suas relações e características.

Vagas:20

Duração : 3 horas

Público: Estudantes de teatro e interessados em geral, acima de 16 anos

Inscrições até 04/07 e resultado no dia 05/07

08/07 – Sexta

14h

Oficina Estética das memórias

Grupo:4NARUAÉ8

Proposta da Oficina: O 4NARUAÉ8, tem como proposta a Oficina “Estética das memórias“, que será ministrada pelos 4 atores do grupo. Temos como principio pedagógico desta oficina a instrumentalização dos participantes para trabalhar cênicamente a partir da memória. A oficina será divida em momentos práticos e teóricos. Os participantes serão incentivados a realizar este processo de imersão, para a construção de pequenas células cênicas constituídas de uma dramaturgia própria, criada a partir da experimentação de processo de trabalho do 4NARUAÉ8.

Vagas: 20

Duração: 3 horas

Público: Interessados em geral, acima de 16 anos

Inscrições até 05/07 e resultado no dia 06/07

09/07 – Sábado

10h

Oficina Forma, Conteúdo e Ética na cena contemporânea

Grupo: Coletivo Menelão de Teatro

Proposta da Oficina: Em uma oficina prático/teórica, o coletivo oferece aos participantes uma vivência reflexiva sobre o fazer teatral contemporâneo, investigando seus três eixos principais: a forma, o conteúdo, e a ética. Através de relatos e análises de experiências do grupo e dos participantes, estudos de textos de pensadores de teatro e arte, e adaptações de exercícios clássicos do teatro, investigamos as relações entre as formas Dramática, Lírica e Épica, seus desdobramentos e intersecções. Refletimos como essas formas interferem e são interferidas pelos assuntos que resolvemos abordar em um trabalho artístico.

Vagas: 20

Duração: 2 horas

Público: Estudantes de teatro, acima de 18 anos

Inscrições até 06/07 e resultado no dia 07/07

14h

Oficina Teatro em Ulisses: Uma odisseia em cena

Grupo: Cia. Estrela D’Alva

Proposta da Oficina: A Cia. Estrela D’Alva de Teatro propõe a formação do espectador (atores e não-atores) à partir da obra “Ulysses”, de James Joyce. Propõe-se dinâmicas simples relacionadas direta ou indiretamente ao universo da obra literária e a relação da leitura com o fazer teatral – a partir do processo de criação da peça. Serão levantadas questões sobre o exercício realizado e a relação entre teatro e literatura.

Vagas: 20

Duração: 2 horas

Público: Interessados em teatro e em literatura acima de 16 anos

Inscrições até 06/07 e resultado no dia 07/07

CONFIRA A PROGRAMAÇÂO DOS ESPÈTÁCULOS AQUI