Núcleo de Investigação do Teatro de Rua

Em 2015, vamos experimentar uma investigação onde a linguagem da máscara e circo, serão aliadas, em uma pesquisa que terá como território a rua. A rua coloca o ator em contato direto com o público, o que possibilita a ampliação de outras modalidades do fazer teatral. E também, instiga, provoca e conduz a uma percepção crítica que possibilita a criação de uma dramaturgia em constante diálogo com as questões sociais e políticas da contemporaneidade. Neste sentido precisaremos de uma profunda atenção ao trabalho do ator no que se refere ao treinamento físico e a ação cênica. Máscara e Circo terão uma importância primordial na elaboração técnica do aluno/pesquisador para a constituição de um ator criativo, onde o vigor, o jogo e a relação sejam elementos prioritários. Estando na rua, iniciaremos com um material mais técnico de treinamento do ator, revisitando as bases do trabalho da máscara e do circo: máscara neutra, larvária, comédia humana, comédia dell’arte, palhaço e até aspectos do bufão. Sempre em busca de compreender como cada material se alia ao circo e reverbera na rua. E finalmente, nos lançaremos no desafio da criação onde tudo se dirigirá para uma construção poética.