Popol Vuh

PRIMEIROS CANTOS DA ESCRITA DO DEUS
SINOPSE

A formação onze da Escola Livre de Teatro de Santo André encena POPOL VUH, escritura sagrada e ancestral do povo maia, que traz a mitologia ameríndia para o centro do jogo teatral, mas agora conforme o clássico projeto de conclusão do curso na ELT, com colaboração criativa, coletivizada, em que o texto-matriz não assume forma dramática prévia – constrói-se no processo.

A metáfora da criação do mundo presente nestes cantos da escrita divina percorreu todo o treinamento físico e propôs espaços de intervenção inteiramente novos: abertos, exalando uma poesia vaga, lacunar, estranha. O treinamento constante com a improvisação e o estudo do movimento em fronteira com a dança estabeleceram os critérios e deles emergiram cenas – inicialmente totalmente improvisadas, depois arquitetadas como partituras performativas.

POPOL VUH surgiu como um tratado sobre a alteridade de um mundo longínquo, mas que enxergamos dentro de nós. É um distante aproximado. É um desconhecido lembrado como primórdio que também nos pertence. Muito diferente de outras mitologias, é ao mesmo tempo muito semelhante, coincidente, fundante.

Vídeo da peça

FICHA TÉCNICA

ELENCO [Formação 11]: Aila Rodrigues, Angela Maria Prestes, Carolina Splendore Cameron, Clayton Campos, Débora Sanders, Evelyn Cristine, Fabrício Zavanella, Fernando Gimenes, Gabriel Matias, Jonatã Puente, Laruama Alves, Letícia Amoroso, Lívia Garcia, Marcos Reis, Mauro Grillo Gentil, Natália Telles, Suelen Santana, Thiago Nascimento, Vânia Lima, Viviane Palandi.
DIREÇÃO: Antônio Rogério Toscano

DRAMATURGIA [Texto e Músicas]: Formação 11 a partir de POPOL VUH – escritura sagrada maia-quiché da Guatemala, Bertolt Brecht e Jorge Luis Borges.

DIREÇÃO MUSICAL: Gustavo Kurlat

ORIENTAÇÃO MUSICAL: Fabrício Zavanella

EXPRESSÃO CORPORAL E DIREÇÃO DE ATOR: Cuca Bolaffi

ORIENTAÇÃO DE MOVIMENTO: Juliana Monteiro

GUARDIÃ DA PALAVRA: Lúcia Gayotto

GUARDIÃ DA INTERPRETAÇÃO: Georgette Fadel

FIGURINOS: Claudia Schapira

DESIGN GRÁFICO: Aila Rodrigues e Fernando Gimenes

 

Música Canto dos Inícios do espetáculo Popol Vuh cantada no show de 20 anos da Escola Livre

FOTOS DA PEÇA

 

NA MÍDIA

http://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/espetaculo-popol-vuh-encerra-temporada-neste-fim-semana-50

 

Anúncios